PESQUISAR NESTE BLOG

sábado, 21 de julho de 2012

Londres 2012: Prometeu e o revezamento da Tocha Olímpica

Artigo traduzido: 


Londres prepara-se para Jogos Olímpicos 2012 e o revezamento da tocha olímpica começou a 18 de Maio de 2012. Este evento cerimonial, onde pessoas de todas as esferas sociais carregam a tocha olímpica por todo o país, é particularmente simbólico para aqueles que começaram estas tradições olímpicas. 

Na mitologia grega, o "portador da tocha" original foi Prometeu, o titã que roubou o fogo dos deuses para dá-lo à Humanidade. O fogo foi considerado pelos antigos como sendo uma pequena faísca do Sol, considerada a manifestação física da divindade. Ao trazer o fogo à Humanidade, Prometeu, portanto, habilitou os seres humanos a participar em "todas as coisas divinas" e até lhes permitiu aspirar a tornarem-se deuses. Por esta razão, Prometeu é particularmente venerado em sociedades secretas, uma vez que o seu mito é a representação máxima da filosofia e dos objectivos das escolas de mistério: a ascensão para a divindade e a imortalidade do próprio Homem. 

Prometeu com a tocha. 
Nos ensinamentos esotéricos, o acto de "carregar a tocha" é um símbolo da consciência do Homem da sua  própria "centelha divina", representa a sua aspiração de se tornar "um dos deuses". Esta é, em poucas palavras, a filosofia central de elite mundial, que é fortemente influenciada pelos ensinamentos herméticos do Rosacrucianismo, Maçonaria e Iluminismo. Por esta razão, a Tocha da Iluminação de Prometeu é frequentemente encontrada no simbolismo da elite ocultista. 

Fonte Prometeu no Rockefeller Center. Atrás do chafariz está escrito: "Prometeu, professor em todas as artes, trouxe o fogo que mostrou aos mortais um meio para fins valentes." Leia o artigo completo no The Vigilant Citizen sobre o simbolismo do Rockefeller Center, no artigo intitulado "Sites Sinister - Rockefeller Center"
Provavelmente, o portador da tocha mais famoso do mundo, a Estátua da Liberdadeoferecida aos Estados Unidos pelo Grand Orient Temple Freemasons
Uma mão que empenha uma tocha no topo da pirâmide da Los Angeles Central Library (artigo completo sobre a biblioteca AQUI). 
O mito de Prometeu é, em muitos aspectos, semelhante ao mito de Lúcifer - cujo nome, em latim, significa "Portador da Luz". Desde que Lúcifer caiu do céu para o reino terrestre - trazendo com ele a "luz da iluminação" - é considerado pelas escolas de ocultismo o Portador da Luz, a Estrela da Manhã, do intelectualismo e da iluminação. 

Uma vez que a Tocha do Iluminismo é o principal símbolo que representa a filosofia da elite, será surpreendente encontrá-lo em lugar de destaque num ritual de abertura de um evento grandioso do mundo desportivo? 

NOS JOGOS OLÍMPICOS 

O primeiro revezamento da tocha olímpica. 
O primeiro revezamento da tocha olímpica foi realizado nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, durante o regime nazi. Apesar do facto de Hitler ter proibido as organizações maçónicas na Alemanha (ele identificou-as como servas dos judeus), o seu regime, no entanto, foi inspirado e profundamente mergulhado nas sociedades secretas. Ele tinha um grande respeito pelo simbolismo e pela constituição das sociedades secretas.
"Todas as supostas abominações, os esqueletos e cabeças decapitadas, os caixões e os mistérios, são meros espectros para as crianças. Mas há um elemento perigoso e que é o elemento que eu copiei deles. Eles formam uma espécie de nobreza sacerdotal. Eles desenvolveram uma doutrina esotérica não apenas formulada, mas transmitida através dos símbolos e mistérios, em graus de iniciação. A organização hierárquica e a iniciação através de ritos simbólicos, isto é, sem incomodar o cérebro, mas trabalhando com a imaginação, através da magia e dos símbolos de um culto... tudo isso tem um elemento perigoso, o elemento que eu adoptei. Não vê que o nosso partido deve ser como esta personagem...? Uma Ordem, que é o que tem de ser - uma Ordem, a Ordem hierárquica de um sacerdócio secular... Nós mesmos ou os Maçons ou a Igreja - há espaço para um dos três e não mais... Nós somos o mais forte dos três e devemos livrar-nos dos outros dois." 
Hermann Rauschning, "Hitler Speaks" 
O Partido Nazi foi fortemente influenciado pelo misticismo germânico. Vários membros do partido faziam parte da Sociedade deThule - uma sociedade secreta com sede em Munique. Apesar das suas diferenças externas com outras sociedades secretas, como a Maçonaria, em última análise, quando tudo está dito e feito, todos os ensinamentos mais intrínsecos destas sociedade são praticamente os mesmos. 

Uma vez que "mentes ocultas pensam da mesma forma", o revezamento da tocha tornou-se parte da tradição olímpica. Assim, a cada dois anos, países inteiros reúnem-se para celebrar a passagem da tocha de Prometeu, que só pode ser iluminada pela fonte suprema: o Sol, símbolo da divindade. 

Como a maioria das pessoas que assistem à passagem da tocha, incluindo os próprios portadores da tocha, nada sabem sobre o significado oculto do evento, o transporte da tocha olímpica continua a ser um exemplo impressionante dos rituais da elite e da sua filosofia, celebrada em frente de uma multidão desinformada. Aplaudindo e brindando a passagem da luz de Lúcifer pela sua cidade, as massas comemoram, mais uma vez, a extensão da sua própria ignorância. 

Mais simbolismo illuminati nos Jogos Olímpicos de 2012: 

Interior do Estádio Olímpico. Holofotes iluminam as pirâmides... 

Mascotes com um só olho. 
Aqui está um artigo recente da BBC, a comemorar a passagem da tocha e a descrever um pouco da sua história: 
Londres 2012: O que é o revezamento da Tocha Olímpica? 
"É uma coisa absolutamente emocionante de fazer", diz Philip Barker. 
O autor e historiador olímpico fica com um nó na garganta só com a lembrança de correr, apertando a tocha na mão, no alto das montanhas Taygetos, acima Esparta, na Grécia. 
Ele participou no revezamento da tocha, foi os pés humanos que transportaram a chama na sua jornada, desde a sua fonte, Olímpia, até aos Jogos de Atlanta, em 1996. 
Desde 18 de Maio de 2012 que o revezamento da Tocha Olímpica tem percorrido o Reino Unido, até os Jogos de Londres - durante 70 dias, com cerca de 8.000 portadores. 
Os organizadores dizem que 95% da população do país deve estar, dentro de uma hora, na rota que leva ao local onde se vai acender a chama olímpica, durante a cerimónia de abertura no Estádio Olímpico, em Stratford. 
Eles esperam que a emoção sentida por Philip Barker seja compartilhada pela nação e entre as multidões ao longo do caminho. 
Mas como é que os Jogos Olímpicos vieram a ter quase culto do seguimento de uma chama? 
O conceito em que o revezamento da tocha se baseia é uma reencenação contemporânea de uma antiga tradição grega. 
Na realidade, é um fenómeno apenas dos Jogos Olímpicos modernos, começando apenas a partir dos Jogos de 1936, em Berlim.  
Mas a ideia tem as suas raízes em mitos gregos, que datam no do século V ou VI a.C.  
As histórias remetem a Prometeu. Ele era um Titan e "amigo do Homem" que roubou a Zeus (o pai dos deuses) o fogo, um elemento sagrado, disfarçado dentro de um caule (uma espécie de erva-doce gigante) e deu-o aos mortais. 
A chama acendeu-se de luz solar - com as chamas em volta acesas nos dias anteriores, no caso de o dia estar nublado. 
Os gregos antigos tinham as Lampadedromia - corridas de lançamento da tocha - em que a equipa vencedora acendia a chama sagrada, possivelmente como parte do culto de adoração a Prometeu e do seu desafio aos deuses para transmitir conhecimentos aos mortais. O revezamento moderno tem uma ênfase nas virgens vestais, da sua rival, a civilização romana. 
Também evoca o espírito da "trégua sagrada", declarou a paz em toda a Grécia antiga nos meses que antecederam os Jogos Olímpicos e comunicada por corredores que percorreram o país. 
Como diz Cressida Ryan, classista da Universidade de Oxford: "É um amálgama de 'bits' da mitologia." 


"Concordar com os factos, não importa realmente. Foi há muito tempo atrás para se saber. Hoje ela é usada como uma força do bem - alguém adoptou ideia e foi em frente." 
A primeira chama olímpica foi acesa nos Jogos de Amesterdão, em 1928, mas apenas em 1936 o revezamento da tocha tomou forma, sob o regime nazi e pelo organizador de desportos Carl Diem. 
A chama foi acesa em Olímpia, usando o Sol e um espelho parabólico e, em seguida, levado para o estádio de Berlim, através da Bulgária, Jugoslávia, Hungria, Áustria e Checoslováquia - países que mais tarde viriam a cair sob o domínio nazi. 
O fogo era um símbolo do regime de Hitler, e as procissões com tochas eram uma característica sua. A liderança teve por objectivo traçar uma ligação directo à civilização antiga. Como Ryan explica: "Eles queriam uma ponte simbólica entre a Grécia antiga e a Alemanha moderna. E a luz é um símbolo de pureza - o brilhante, branco, luz pura e deslumbrante dos gregos antigos, foi algo que alimentou o mito ariano." 
O cineasta Leni Riefenstahl, favorito de Adolf Hitler, captou esse mito, documentando o evento no seu filme "Olympia" (1938). 
No pós-guerra, para o Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, os organizadores abraçaram a ideia do revezamento da tocha. Apesar dos tempos austeros, a tocha foi assediada por multidões ao longo da rota. 
Desde então, a tocha gozou de um maior enfoque no tempo antigo. A cada quatro anos, e, ultimamente, a cada dois anos, é mudando o design com cada cidade sede dos Jogos Olímpicos e com as tendências de cada década. 
O revezamento da tocha olímpica às vezes tem um tema - Roma (1960): O Ritual Antigo; Cidade do México (1968): O Ritual para o Novo Mundo; Seul (1988): Harmonia e Progresso. 
Os modos de transporte tornaram-se cada vez mais estranhos - sobre Esquis, Oslo (1952); Skidoo, Calgary (1988); Ski Jumper, Lillehammer (1994). 
A tocha foi levada para a água com os nadadores, em Veracruz, México (1968) e em Marselha, França para Grenoble (1968), bem como debaixo de água na Grande Barreira de Corais de Sydney (2000). 
Foi levada para os céus em Concorde, Albertville (1992); via satélite, Montreal (1976); pára-quedas, Lillehammer (1994). E a tocha, sem chama, foi para o espaço, duas vezes, em Atlanta (1996) e Sydney (2000). 
Canoas, barcos a vapor, vagões, cavalos, camelos, atletas e muitas celebridades também fizeram a sua parte. 
Ela também chamou a protesto campanhas pró-Tibete e defensores dos Direitos Humanos em muitos países. Foi ladeado por guarda-costas chineses na sua jornada à volta do mundo, em Pequim (2008). 
E até aos anos 50, pelo menos, era uma tocha machista - as mulheres não eram autorizados a participar. 
A chama é, por vezes, acidentalmente extinta durante a sua rota, aparentemente "mais vezes do que eles gostariam", diz Barker. 
No caso de um evento como este, pode ser re-iluminada com chamas especiais de back-up, de Olímpia, transportadas durante o revezamento, em lâmpadas estilo mineiro. 
Se um dia nublado ameaçar a cerimónia inicial, quando as mulheres acendem o fogo do Sol, em Olímpia, há também uma série de chamas mantidos em reserva, acesas nos dias que antecederam o evento televisionado. A tocha tem sido usada para acender a pira, ostentada por lendas do desporto, como Muhammad Ali, por Ning Li, atleta suspenso por fios, pelo para-olímpico Antonio Rebollo, arqueiro, e com o fogo no meio de água, pela atleta Cathy Freeman. 
No sentido horário da esquerda superior: Muhammad Ali, Salt Lake City (2002); Li Ning, Pequim (2008); Cathy Freeman, Sydney (2000), e Antonio Rebollo, Barcelona (1992).
O fundador do movimento olímpico moderno, Pierre de Coubertin, esperava que a tocha olímpica fosse "prosseguir o seu caminho através dos séculos, aumentando o entendimento amigável entre as nações, para o bem de uma Humanidade sempre mais entusiasmada, mais corajosa e mais pura." 
Nas 30ª Olimpíada de, para transportadores como Barker, que o simbolismo é fundamental. 
"Quando é a sua vez de levar a chama, você tem pensamentos emocionais, pensa nas pessoas que competiram nos Jogos Olímpicos, Jesse Owens, grandes heróis como Steve Redgrave", diz ele. 
"Você sente-se parte disso porque está a ajudar a levar a chama ao estádio. Foi muito especial, muito emocional." 


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...